sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 12ª EDIÇÃO 
 2017 | 2018

INSCREVE-TE E PARTICIPA!

FASE DA ESCOLA até 19 de fevereiro

INFORMA-TE NA BIBLIOTECA DA  
ESCOLA DOM PAIO PERES CORREIA
 

II. DESTINATÁRIOS 

− Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 
− Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico 
− Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico 
− Alunos do Ensino Secundário

III. CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO E FASEAMENTO DE INSCRIÇÃO NO CNL: 

Até 5 de dezembro de 2017, as Escolas preenchem o Formulário de Inscrição no CNL 2017/2018, disponibilizado no SIPNL: 

Até 8 de dezembro de 2017, o PNL2027 publicará no seu Portal a lista das escolas inscritas. 

FASE REGIONAL – ESCOLAS/ MUNICÍPIOS/ CIM-AM: 
A Fase Regional do CNL 2017/ 2018 desenrola-se em três momentos consecutivos: 
Escolar, Municipal e Intermunicipal. 

1.º momento: Provas nas Escolas 
   O 1º momento, que decorrerá entre 8 de dezembro e 28 de fevereiro, é organizado por cada uma das escolas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como pelo Camões IP e pela DGAE/ DSEEPE, nas escolas portuguesas no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa. 
   Nesta etapa, as escolas, com o apoio dos coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares (CIBE) e da Biblioteca Municipal (BM) constituirão um júri a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores de cada agrupamento/escola não agrupada (1 em cada nível de ensino: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), que competirão a nível municipal.       O PNL2027 oferece uma lista anualmente atualizada de livros recomendados para todos os graus de ensino que se poderá utilizar como referência em todos os momentos do CNL. 
   As provas do 1.º momento, a ocorrer até 19 de fevereiro, são realizadas de modo descentralizado e com inteira autonomia, podendo apresentar modelos e estruturas diferentes entre si. 
   De 20 a 28 de fevereiro, as escolas registam no SIPNL as obras lidas e os alunos apurados para o momento seguinte, cujos nomes serão publicamente divulgados pelo PNL no seu portal.

                  2.º momento: Provas nas Bibliotecas Municipais 
   O 2.º momento decorrerá entre 1 de março e 30 de abril. Esta etapa traduz-se na realização de provas públicas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos vencedores do período anterior. 
    Cada BM, em articulação com as escolas e os CIBE, nomeará um júri a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar 2 vencedores em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), para competirem no momento seguinte. Este júri deve ser constituído, sempre que possível, por um CIBE, um representante da BM e uma personalidade de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, tendo consideração pelo perfil etário dos concorrentes, nomeadamente no respeitante à entrada de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no CNL. 
   As provas deste 2.º momento, a ocorrer até ao dia 25 de abril, são elaboradas, à semelhança do ocorrido na etapa anterior, de modo descentralizado e com inteira autonomia, podendo apresentar modelos e estruturas diferentes entre si. 
   De 26 a 30 de abril, as escolas registam no SIPNL as obras que foram lidas e os alunos apurados para o momento seguinte, cujos nomes serão publicamente divulgados pelo PNL no respetivo portal. 

         3º momento: Provas nas Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas 
     O 3.º momento decorrerá entre 1 e 31 de maio.  
   Este momento congregará os vencedores de cada concelho (2 por cada nível de ensino) para a realização de provas escritas a nível intermunicipal e das áreas metropolitanas. 
   Para a organização deste processo, que deverá ocorrer até 25 de maio, serão constituídos júris regionais a quem cabe a elaboração das matrizes das provas. 
   As provas para a seleção dos concorrentes vencedores, 1 por CIM/ AM/ EPE, em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), que irão competir na Final Nacional, serão realizadas a distância. 
   Cada júri deve ser presidido por uma personalidade reconhecida da região, das áreas da cultura e do saber, e composto por representantes dos parceiros: DGLAB e RBE. 
   A lista dos finalistas será publicada nas plataformas de todos os parceiros até ao dia 31 de maio. 

FASE NACIONAL 
   A final nacional do CNL terá lugar a 10 de Junho de 2018, dia em que se celebra a língua portuguesa. 
   O desfecho desta fase nacional consiste na realização de provas públicas de palco em que participarão 5 concorrentes vencedores de uma prova de pré-seleção a que serão concorrentes os restantes apurados a nível nacional e internacional. 
     Em período oportuno, serão dadas as orientações específicas necessárias sobre estas provas. 
    Cabe ao PNL 2027 e ao júri nacional, a nomear, a definição das provas a que os concorrentes se sujeitarão, em espaço físico a definir, e em que serão selecionados os 5 finalistas de cada nível de ensino. 
    O Júri da final nacional é constituído por 2 figuras de relevo da língua, da cultura e do pensamento português e por representantes da DGLAB e RBE; terá como presidente, por inerência, a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027. 
    Este Júri avalia as prestações dos concorrentes finalistas e delibera sobre a sua hierarquização – 1.º, 2.º e 3.º prémios + 2 Menções Honrosas. 
   O Júri Nacional reserva-se o direito de intervir em quaisquer questões relativas ao número, conteúdo, forma e correção das provas, bem como o de tomar qualquer decisão de supressão, modificação ou manutenção de tais provas. 
    O Júri Nacional é soberano, não sendo possível, em circunstância alguma, recorrer das suas decisões. Ao Júri Nacional compete decidir sobre quaisquer matérias omissas neste Regulamento. 

IV. CALENDARIZAÇÃO





























V. PRÉMIOS 
     Os prémios a atribuir aos vencedores dos diferentes momentos da Fase Regional deverão ser decididos a nível escolar/ municipal/ intermunicipal, de acordo com a deliberação dos respetivos júris e contar, desejavelmente, com o apoio de parceiros e/ou patrocinadores diversificados. 
     Cada participante na Final Nacional receberá um prémio de presença e um certificado nominal de participação. 
     Os 3 primeiros classificados da Final em cada um dos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) serão os grandes vencedores do CNL e receberão prémios a atribuir pelo PNL 2027. O mesmo ocorrerá para as Menções Honrosas.

VI. CLÁUSULAS ESPECÍFICAS  
    1. No caso de serem selecionados para as Finais Regionais ou para a Final Nacional, os candidatos menores de 16 anos não poderão participar sem a autorização expressa dos encarregados de educação. 
    2. É interdita a participação, como membros dos Júris, a familiares diretos dos concorrentes. 
    3. Não serão admitidos, nos diferentes momentos do CNL, alunos que não estejam inscritos. 
  4. O PNL2027 disponibilizará um montante a definir com o objetivo de ressarcir as escolas participantes pelos custos associados à participação na Final do CNL 12.ª Ed., num total repartido pelas rubricas: 
  ● Atualização do Fundo Documental da Biblioteca (Livros e documentação técnica) 
  ● Outras despesas/ deslocações

Sem comentários: